Acionando a Câmera Raspberry Pi

167 views

Conheça a Câmera Raspberry Pi NoIR que gera fotos com resolução de até 3280 x 2464 pixels e grava vídeos de até 1080p e juntamente com a placa Raspberry Pi além de ser utilizada como uma câmera digital, pode ser também aplicada como uma central de monitoramento e utilizando várias placas e câmeras é possível captar imagens em 360°.

 

 

Esta é a Câmera Raspberry Pi v2 na versão “visão noturna” e não possui filtro infravermelho em suas lentes (NoIR), ou seja, as fotos ficam perfeitas em ambientes com pouca luz.

Conectando a Câmera Raspberry Pi NoIR

A placa Raspberry Pi possui o conector CSI (Câmera Serial Interface) assim facilitando a conexão da mesma conforme podemos ver na imagem abaixo:

Para efetuar a conexão, basta pressionar as laterais do terminal do cabo flexível da câmera.

Habilitando a Câmera Raspberry Pi

Para habilitar a câmera, devemos configurar o Raspbian (para instalar o Raspbian consulte: Configurando o Raspbian pelo NOOBS) para este propósito. Abra o LX Terminal e digite o seguinte comando:

A janela de configuração do Raspbian será aberta conforme podemos ver abaixo:

Selecione a opção 5 – Interfacing Options, assim será aberta outra janela:

Selecionando P1 – Camera a sua câmera já estará habilitada para o uso. Para que as configurações tenham efeito, basta reiniciar o Raspberry Pi.

Para gerar uma foto com a câmera Raspberry Pi é necessário digitar o seguinte comando no LX Terminal:

A foto será salva na pasta /home/pi. Através deste comando a foto será gerada após 5 segundos de espera, mas é possível habilitar um tempo de espera maior utilizando o parâmetro -t (tempo) No comando abaixo foi incluído o tempo de 15s de espera antes que a foto fosse gerada pela câmera.

Obs: o tempo está expresso em milissegundos.

É possível também gerar uma foto somente quando a tecla ENTER for pressionada, para isso basta utilizar o parâmetro -k no comando abaixo:

Para gravar vídeos digite no LX Terminal o comando abaixo:

Através deste comando o vídeo será gravado por 5 segundos. A gravação pode ser visualizada através do seguinte comando:

Para determinar um tempo maior que 5 segundos basta utilizar o parâmetro -t (tempo). Veja o exemplo abaixo para um tempo de 20 segundos de gravação:

Vale lembrar que a câmera não grava áudio, somente imagens. Para visualizar mais comandos, basta digitar no terminal os seguintes comandos:

Esperamos que tenham gostado deste tutorial. Para dúvidas e sugestões, deixe um comentário abaixo! Aproveite e confira outros produtos em nossa loja!

(Visited 124 times, 1 visits today)