PICkit3: Configurando como gravador no MPLAB IDE

645 views

Neste post mostraremos o procedimento de instalação do software de programação de PIC MPLAB da Microchip e o como é feita a configuração do software para utilizar o PICkit3 como gravador de programações.

Utilizaremos da PIC MPLAB da Microchip como software para utilizar o PICkit3
MPLAB X IDE

 

Para que possamos programar, carregar a programação no PIC ou copiar a programação já inserida, iremos utilizar o Software MPLAB da Microchip. Primeiramente, acesse a página http://www.microchip.com/MPLAB/MPLAB-x-ide para escolher o instalador do MPLAB adequado para seu sistema operacional (versões disponíveis para Windows X86 e X64, Linux 32-bit e 64-bit e Mac versão 10.X):

Print da Tela para configurar o PICkit3
Figura 01: Página do software MPLAB com links para download no website da Microchip.
http://www.microchip.com/mplab/mplab-x-ide

Após realizar o download, execute o instalador como administrador e siga o passo a passo abaixo:

Print da Tela para configurar o PICkit3
Figura 02: Seleção da execução do instalador do MPLAB como administrador.

Passo 1: Clique em “Next” para iniciar o procedimento de instalação do MPLAB IDE:

Print da Tela abertura do MPLAB X IDE - para configurar o PICkit3
1º Tela de Instalação

Passo 2: Selecione a opção “I Accept the agreement” e clique em “Next”:

 Tela do termo de licença do MPLAB X IDE - para configurar o PICkit3
Termos de Licença

Passo 3: Selecione o local de instalação do software (caso prefira instalar em um local diferente do padrão sugerido pelo instalador) e se o instalador poderá configurar automaticamente as propriedades de comunicação com a internet com as configurações de Proxy de seu computador ou se esta comunicação estará desabilitada (podendo ser habilitada e configurada posteriormente no software) – é recomendado manter a seleção “Use System Proxy Settings” para posteriormente realizar o download e instalação de módulos adicionais no futuro:

Passo 03

Passo 4: Nesta etapa é possível selecionar quais das funções principais do MPLAB poderão ser instaladas. Recomendamos manter as opções MPLAB X IDE e MPLAB IPE selecionadas. O último item é de seleção opcional (refere-se ao feedback automático para a Microchip com dados de utilização para avaliar funções mais utilizadas e possíveis melhorias para próximas atualizações e versões):

Passo 04

Passo 5: Agora que todas as preferências para a instalação do software estão definidas, ao clicar em “Next”, a primeira etapa da instalação do software (descompactação) irá iniciada:

Passo 05

Passo 05.1

Passo 6: Quando a primeira etapa for concluída, surgirá uma janela adicional solicitando autorização para realizar a instalação de todos os arquivos descompactados. Clique em “Instalar” e o processo de instalação será finalizado:

Passo 06

Passo 06.1

Passo 7: Após o carregamento da última etapa (a instalação propriamente dita), a seguinte tela aparecerá no instalador. Desmarque todas as opções e clique em “Finish”:

Passo 07

Configurando o PICkit3 como gravador no MPLAB IDE (através da criação de um novo projeto)

Figura 03: Imagem de inicialização do software MPLAB.

Agora com o software MPLAB IDE instalado em seu computador, iremos preparar o MPLAB IDE para a programação de nosso primeiro projeto – tema de nosso próximo post (Piscando um LED com o PIC18F2550 [incluir hyperlink do post aqui]) – para posteriormente transferir para nosso PIC. Assim que o programa abrir, clique no segundo item da barra de ferramentas (New Project…):

Figura 04: Página inicial do software MPLAB IDE.

Para criação do novo projeto, siga os passos a seguir:

Passo 1: Em Categories, selecione “Microchip Embedded”, em Projects, selecione “Standalone Project” e em seguida clique em Next:

Passo 01 Criação de projeto

Passo 2: Selecione a família do microprocessador (Advanced 8-bit MCUs (PIC18)), o componente específico (Device), que no nosso caso é o PIC 18F2550 e em seguida clique em Next:

Passo 02 Criação de projeto

Passo 3: Nesta etapa, selecione a ferramenta de gravação do PIC, que nosso projeto é o PICkit3 e em seguida clique em Next:

Passo 03 Criação de projeto

Passo 4: Neste projeto iremos programar na linguagem C, mas a linguagem padrão do MPLAB é o Assembly. Por este motivo, teremos que realizar o download do compilador XC8 destacado na imagem abaixo:

Passo 04 Criação de projeto

Passo 4.1: Para confirmar a execução do download, clique em Yes:

Passo 04.1 Criação de projeto

Passo 4.2: Selecione o local de download do arquivo do compilador que será posteriormente instalado e clique em abrir:

Passo 04.2 Criação de projeto

 

Passo 04.2 Criação de projeto

Passo 4.3: Após o término do download, o Windows irá solicitar permissão para executar o instalador do compilador da linguagem C. Clique em “Sim” e o instalador irá abrir:

Passo 04.3 Criação de projeto

Passo 04.3 Criação de projeto

Passo 4.4: Após clicar em Next na primeira tela do instalador, surgirá a tela de aceitação dos termos de uso do software. Selecione a opção “I accept the agreement” e clique em Next:

Passo 04.4 Criação de projeto

Passo 4.5: Mantenha selecionada a opção “Free Version” e clique em Next:

Passo 04.5 Criação de projeto

Passo 4.6: Selecione o local de instalação do compilador ou apenas clique em Next para aceitar o local pré-definido pelo instalador:

Passo 04.6 Criação de projeto

Passo 4.7: Nesta tela, mantenha selecionada a primeira opção para disponibilizar o compilador para todos os usuários de seu computador, caso contrário, mantenha desmarcada. Para nós não é interessante selecionar as outras opções, então prosseguiremos com o procedimento de instalação clicando em Next duas vezes:

Passo 04.7 Criação de projeto

Passo 04.7 Criação de projeto

Passo 04.7 Criação de projeto

Passo 4.8: Após a concluída a etapa de instalação, a janela do instalador do compilador irá mostrar informações sobre a licença de utilização do complemento do MPLAB e irá oferecer a versão PRO do compilador. A versão grátis será suficiente para nossos projetos, desta forma, não será necessário alterar ou selecionar nada desta etapa, apenas clique em Next para concluir a instalação e em seguida clique em Finish para fechar o instalador:

Passo 04.8 Criação de projeto

Passo 04.9 Criação de projeto

Passo 5: Após a instalação do compilador da linguagem C, o MPLAB irá mostrar a janela de notificação abaixo. Clique em OK para que a lista de compiladores seja atualizada e habilite a opção XC8:

Passo 05 Criação de projeto

Passo 6: Selecione a opção “XC8 (v1.45)” (ou versão mais recente disponível no momento de sua instalação) e clique em Next:

Passo 06 Criação de projeto

Passo 7: No campo “Project Name”, nomeie seu projeto; no campo “Project Location”, indique o local onde seu projeto poderá ser salvo no computador; mantenha seleciona a opção “Set as main Project” e no campo “Encoding”, mantenha a opção ISO-8559-1. Ao clicar em Finish, esta janela fechará e o ambiente de programação surgirá na janela principal do MPLAB:

Passo 07 Criação de projeto

Passo 08 Criação de projeto

No próximo post, veremos como é estruturada a programação em linguagem C, criaremos a programação para piscar um LED e enviaremos para nosso PIC18F2550.

 

Esperamos que tenham gostado deste tutorial. Para dúvidas e sugestões, deixe um comentário abaixo! Aproveite e confira outros produtos em nossa loja!

 

(Visited 545 times, 1 visits today)