Placas Arduino: Modelos de Entrada, Diferenças e Aplicações

639 views

Existem diversas placas Arduino disponíveis para compra, porém como podemos decidir qual ou quais são as mais indicadas para cada projeto que desenvolveremos? Veremos a seguir as principais diferenças e características de cada uma.

Placas Arduino para Iniciantes

A porta de entrada do “mundo Arduino” atualmente é a placa Arduino Uno, mas não precisamos nos limitar apenas a este modelo. Confirma abaixo os modelos mais básicos, porém capazes de controlar projetos de média complexidade:

 Arduino UnoLeonardoMicroNanoPro Mini 3,3VPro Mini 5V
MicrocontroladorATmega 328PATmega 32U4ATmega 32U4ATmega 328ATmega 328ATmega 328P
Tensão lógica5V5V5V5V3,3V5V
Tensão de alimentação7 - 12V7 - 12V7 - 12V7 - 12V5 - 12V5 - 12V
Portas de entrada e saída digitais14 (6 PWM)20 (7 PWM)20 (7 PWM)22 (6 PWM)14 (6 PWM)14 (6 PWM)
Portas de entrada analógica61212888
Corrente DC por porta digital20 mA (40 mA máx.)20 mA (40 mA máx.)20 mA (40 mA máx.)20 mA (40 mA máx.)20 mA (40 mA máx.)20 mA (40 mA máx.)
Corrente DC 3V350 mA50 mA50 mA-50 mA50 mA
Corrente máx. de entrada (USB)500 mA500 mA500 mA---
Memória Flash32 kb (0,5 kb é utilizado pelo Bootloader)32 kb (4 kb é utilizado pelo Bootloader)32 kb (4 kb é utilizado pelo Bootloader)32 kb (2 kb é utilizado pelo Bootloader)16 kb (2 kb é utilizado pelo Bootloader)16 kb (2 kb é utilizado pelo Bootloader)
SRAM2 kb2,5 kb2,5 kb2 kb1 kb1 kb
EEPROM1 kb1 kb1 kb1 kb512 bytes512 bytes
Velocidade de clock16 MHz16 MHz16 MHz16 MHz8 MHz16 MHz
Interface de programaçãoUSBUSBUSBUSBFTDIFTDI

Arduino Uno

placas arduino uno

A placa Arduino Uno é a melhor placa para aprender e começar a criar seus projetos eletrônicos com programação. O Arduino Uno é uma placa robusta largamente utilizada mundialmente, conta com uma rica documentação complementar proveniente de Shields, Módulos e Sensores.

arduino uno

Diferentemente das placas Arduino com dimensões reduzidas, sua interface com o computador é via cabo USB A-B com intermédio do chip conversor USB para Serial ATmega16U2 ao invés do conversor FTDI USB para Serial. Você pode escolher adquirir a versão Arduino Uno Compatível ou  Arduino Uno Original da Itália.

Arduino Leonardo

placas arduino leonardo

Uma particularidade da placa Arduino Leonardo é que a comunicação pela interface USB é feita diretamente para o microcontrolador ATmega32U4 sem o intermédio de outro chip ou processador adicional. Na primeira utilização desta placa no computador, é possível que a mesma seja reconhecida como um mouse ou teclado ao invés de um dispositivo conectado a uma porta COM.

arduino leonardo

O layout básico do Arduino Leonardo se mantém no mesmo padrão do Arduino Uno, contando com a mesma quantidade e disposição dos terminais de comunicação (GPIOs e entradas analógicas) e tensão de trabalho. Você pode escolher adquirir a versão Arduino Leonardo Compatível  ou Arduino Leonardo Original da Itália.

Arduino Micro

placas arduino micro

O Arduino Micro é uma placa desenvolvida em parceria com a Adafruit utilizando o microcontrolador ATmega32U4. Seu tamanho reduzido e terminais tipo macho na parte inferior da placa possibilitam a utilização do Arduino Micro em protoboards. Tais características podem definir a placa Arduino Micro como uma versão miniaturizada do Arduino Leonardo. Você pode escolher adquirir a versão Arduino Micro Compatível ou Arduino Micro Original da Itália.

Arduino Nano

arduino nano

O Arduino Nano é uma placa compacta baseada no microcontrolador ATmega328P, capaz de ser utilizada em protoboards e apesar de seu tamanho, é uma placa completa. De certa forma, podemos dizer que a placa Arduino Nano possui a mesma funcionalidade da placa Arduino Duemilanove (atualmente descontinuada), apesar de seu tamanho reduzido. As diferenças entre o Arduino Nano e o Arduino Duemilanove são apenas a ausência do jack P4 para alimentação com fonte externa e a utilização do conector Mini USB ao invés do conector USB A-B. Você pode escolher adquirir o Arduino Nano Compatível  ou Arduino Nano Original da Itália.

Arduino Pro Mini

placa arduino pro mini

O Arduino Pro Mini é uma placa baseada no microcontrolador ATmega328, desenvolvida em parceria com a SparkFun com o propósito de ser utilizada em projetos que necessitam de uma solução eletrônica semi permanente. A comunicação e alimentação podem ser feitas a partir de uma placa adaptadora FTDI ou um cabo FTDI nos 6 terminais (a serem soldados nas ilhas da placa).

arduino pro mini

A placa Arduino Pro Mini é fornecida sem os terminais soldados, permitindo a utilização de diferentes formas de conexão ou soldagem direta de fios. Existem duas versões que podem ser adquiridas: uma com 8MHz e tensão de trabalho de 3,3V ou 16MHz e tensão de 5V. Você pode escolher adquirir as versões  Arduino Pro Mini Compatível de 3,3V   e Arduino Pro Mini Compatível de 5V.

Esperamos que tenham gostado deste post. Caso tenham dúvidas e sugestões, deixe um comentário abaixo. Aproveite e confira outros produtos em nossa loja!

(Visited 629 times, 3 visits today)