Introdução ao Raspberry Pi – Escrevendo na porta GPIO

94 views

Olá pessoal! Hoje iremos tirar do nosso Baú um tutorial sobre como escrever um dado na porta GPIO do Raspberry Pi 3.

Primeiramente é necessário instalar o sistema operacional Linux, para realizar este processo basta consultar nosso post: “Primeiros Passos Raspberry Pi“.

Após seguir passo a passo a instalação do sistema operacional no Raspberry Pi, vamos elaborar um programa para piscar um LED. Segue abaixo a montagem do circuito:

Raspberry Pi 3 Model B
Raspberry Pi 3 Model B

Para escrever o código em Python utilizaremos o ambiente de desenvolvimento integrado IDLE. Para abrir a IDLE vá em MENU – PROGRAMMING – Python 3 (IDLE)  conforme mostra a figura abaixo:

MENU – PROGRAMMING – Python 3 (IDLE)
MENU – PROGRAMMING – Python 3 (IDLE)

Após digitar o código será necessário compilar e gravar o programa na Raspberry. Para isso, dentro da própria IDLE vá em  Run – Run Module.

Programação Raspberry Pi
Programação Raspberry Pi

Programa

 

Explicando o Código

Primeiramente foram importadas as bibliotecas da GPIO import RPi.GPIO as GPIO e de tempo import time, em seguida foi configurado o modo de definição dos pinos GPIO. Se configurarmos como .BCM o pino 12 seria definido como GPIO18.

A porta 12 foi configurada como saída GPIO.setup(12,GPIO.OUT) e o tempo para manter o LED aceso e apagado tempo=1 (1 segundo).

A partir de while (1) é iniciado o programa principal onde é enviado nível lógico alto para o pino 12 GPIO.output(12,1) o LED é mantido aceso durante 1 segundo time.sleep(tempo) lembrando que este tempo foi definido na declaração tempo =1.

A seguir é enviado nível lógico baixo para o pino 12 GPIO.output(12,0), este LED permanecerá apagado por 1 segundo time.sleep(tempo).

Agora vamos incluir mais um LED conforme é mostrado no circuito abaixo:

 

Material Utilizado 

Circuito Raspberry Pi 3
Circuito Raspberry Pi

Abaixo segue o código que acenderá os LEDS de forma alternada:

Explicando o Código

Com relação ao código anterior foi incluída a configuração do pino 11 como saída GPIO.setup (11,GPIO.OUT) e no programa principal foi incluída a função para enviar nível lógico alto e baixo para o pino 12, assim acendendo e apagando o LED conectado neste pino GPIO.output(11,1) e GPIO.output(11,0).

No próximo post faremos o primeiro programa com o Raspberry utilizando a linguagem Python para ler um dado vindo de um botão.

 

Esperamos que tenham gostado deste tutorial. Para dúvidas e sugestões, deixe um comentário abaixo! Aproveite e confira outros produtos em nossa loja!

(Visited 66 times, 1 visits today)