Primeiros Passos com Raspberry Pi: Configurando o Raspbian

64 views

Olá pessoal! No tutorial anterior, vocês viram a forma mais simples de iniciar com a plataforma Raspberry Pi utilizando o NOOBS (New Out Of the Box Software), um instalador do sistema operacional Raspbian. Porém, outros usuários preferem outra forma de instalar o Raspbian, sem utilizar o NOOBS. Hoje vamos mostrar como configurar o Raspbian por meio de imagem de disco no cartão SD. Também vamos mostrar o Raspberry Pi Foundation Starter Kit com Raspberry Pi 3 e acessórios.

Raspberry Pi Foundation Starter Kit

Raspberry Pi Foundation Starter Kit
Figura 1 – Raspberry Pi Foundation Starter Kit

 

A Raspberry Pi Foundation lançou um kit para iniciantes com vários itens para iniciar seus projetos. O kit é composto por:

  • Raspberry Pi 3 Modelo B
  • Cartão SD 8 GB com Raspbian pré-instalado (NOOBS)
  • Case oficial
  • Fonte de alimentação multi-região 5V/2.5A oficial
  • Cabo HDMI 1m oficial
  • Mouse óptico oficial
  • Teclado oficial
  • Livro Adventures in Raspberry Pi Foundation (em inglês)

Ao abrir a caixa, a placa já se encontra dentro do case com o cartão SD configurado. Basta apenas um monitor HDMI para você ter um mini computador com todas suas funcionalidades.

O NOOBS facilita para usuários iniciantes, porém algumas funções do sistema podem não funcionar como esperado. Para isto, faremos a inicialização do Raspbian através do sistema inicializado por cartão SD.

Programas Necessários

Para realizar este procedimento, é necessário baixar dois softwares. Um deles, o ETCHER, é o recomendado para configurar o cartão SD como disco de inicialização do Raspbian. Ele configura com arquivos extensão .ZIP, .IMG, .ISO e outros. Existem outros softwares equivalentes, como o Rufus, que também configura discos bootáveis. Vamos utilizar neste momento o ETCHER, conforme o site da Raspberry Pi Foundation. Faça o download conforme o sistema operacional de seu computador (Windows, Mac ou Linux).

 

Tela Site Etcher
Figura 2 – Tela Site Etcher

 

Realize o download do Raspbian no site oficial Raspberry Pi Foundation. Há a versão Lite (sem interface gráfica, ocupa menos espaço no cartão SD) e a versão com Desktop (completa, ocupa mais espaço no cartão SD).

Figura 3 - Tela download Raspbian
Figura 3 – Tela download Raspbian

Configurando o Cartão SD

No Raspberry Pi Foundation Starter Kit há um cartão micro SD de 8 GB com NOOBS pré instalado. Porém, é possível utilizar qualquer cartão SD Classe 10 de no mínimo 4GB. Recomendável cartões de 8 GB e acima.

Após os download, abra o Etcher e você terá uma tela como esta:

Tela inicial Etcher
Figura 4 – Tela inicial Etcher

 

Figura 5 - Etcher com arquivo Raspbian
Figura 5 – Etcher com arquivo Raspbian

Clique em Flash! e aguarde a gravação do Raspbian no cartão SD. Ele vai apagar TODOS os arquivos anteriores. Tenha certeza que o cartão SD não possua nenhum arquivo importante. Assim que terminar a gravação, ejete o cartão SD de seu computador e insira-o em seu Raspberry Pi.

Inicialização do Sistema

Se você optou pela versão lite, você fará uso de um sistema mínimo, com comandos somente por texto. Recomendado à usuários mais experientes de Linux. Caso tenha optado pela versão completa, terá acesso a um desktop com vários programas e terminal de comandos.

Se inicializar o sistema por texto, terá que digitar login e senha. Por padrão, o login é:

raspberry login: pi

password: raspberry

OBS: Não será mostrada a senha na tela, tampouco asteriscos. Um exemplo de tela pode ser visto na imagem abaixo:

Figura 6 - Tela comando Raspberry Pi 3
Figura 6 – Tela comando Raspberry Pi 3

Caso esteja logado na versão completa e na linha de comando, digite startx para ir à versão desktop. Se estiver na opção lite, esta opção não estará disponível e mostrará a mensagem command not found.

Para permissões ou restrições de instalação, basta digitar sudo su na linha de comando para obter todas as permissões de administrador.

Espero que tenha curtido este tutorial.  Para dúvidas e sugestões, faça seus comentários abaixo! Confira outros produtos em nossa loja!

(Visited 33 times, 1 visits today)