Sensor de Reconhecimento de Cor TCS3200

O Sensor de Cor TCS3200 é um sensor que contém o que você precisa para montar um sistema de reconhecimento de cores. Formado por um sensor RGB Taos TCS3200 (datasheet) e 4 LEDS brancos, ele é capaz de reconhecer uma infinidade de cores diferentes, por meio da combinação das cores básicas vermelho, verde e azul.

Sensor de Cor TCS3200
Figura 1 – Sensor de Cor TCS3200

O sensor possui na sua estrutura 64 fotodiodos, sendo que 16 deles tem filtro para a cor azul, 16 para a cor verde, 16 para a cor vermelha e os 16 restantes não tem nenhum tipo de filtro. A saída de dados do sensor é feita através do pino OUT, e o controle da leitura é feita por meio dos pinos S0, S1, S2 e S3, nas laterais do módulo. A alimentação vai de 2.7V à 5.5V.

 Sensor de Cor TCS3200
Figura 2 – Sensor de Cor TCS3200

Esse controle é configurado conforme a cor que queremos detectar. Usando a tabela abaixo, onde os pinos S0 e S1 definem a escala de frequência de saída de sinal, e os pinos S2 e S3 que determinam quais deles devem ser ativados para detectarmos a cor desejada.

Tabela Escala de Frequência de saída
Figura 3 – Tabela Escala de Frequência de saída

 

Circuito Sensor de cor TCS3200 com Arduino Uno

Para ligar o sensor de cor ao Arduino, utilizamos as portas digitais de 2 à 6 : o pino OUT do sensor ligado à porta 2, e os pinos de controle S0, S1, S2 e S3 ligados às portas 3, 4, 5 e 6 respectivamente. Vamos montar um circuito utilizando o Sensor de cor TCS3200 e um Display LCD 16×2, que mostra os valores de R, G e B (Vermelho,Verde e Azul) do objeto próximo ao sensor:

Circuito Sensor de cor TCS3200 com Arduino
Figura 4 – Circuito Sensor de cor TCS3200 com Arduino

O potenciômetro é utilizado para ajustar o contraste do LCD. Utilizamos um de 10K, mas você pode usar outros valores.

O programa não utiliza nenhuma biblioteca específica, já que estamos trabalhando apenas com as portas digitais do Arduino. Para o display, utilizamos a biblioteca LiquidCrystal, que já está instalada na IDE do Arduino.

Programação

Para testar o circuito, coloque objetos próximos ao sensor e veja a variação de tons de vermelho (R), Verde (G) e Azul (B). Se uma das três cores ultrapassar o valor 5, a cor correspondente será mostrada na primeira linha do LCD. Para ajustar esse valor, altere a linha abaixo :

if((countR>5)||(countG>5)||(countB>5))

Troque o valor 5 por um valor de sua preferência. Altere também a subrotina TCS, que determina a frequência de escala de saída por meio dos pinos S0 e S1 e verifique a variação nos valores das cores.

Espero que tenha curtido este tutorial.  Para dúvidas e sugestões, faça seus comentários abaixo! Confira outros produtos em nossa loja!