Sensor de Efeito Hall com Arduino

606 views

Princípio do Funcionamento do Sensor de Efeito Hall

Através do efeito Hall este Sensor detecta um campo magnético próximo a sua área.

Mas o que vem a ser efeito Hall?

O efeito Hall foi descoberto pelo físico Edwin Hebert Hall que consiste em que se uma diferença de potencial for aplicada a um material condutor onde flua uma corrente e este material é submetido a um campo magnético, esta corrente tem sua trajetória desviada acumulando cargas nas suas laterais, assim gerando uma diferença de potencial.

Sensor Hall KY-003
Sensor Hall KY-003

Resumindo, quando um condutor tem sua corrente desviada pela ação de um campo magnético, uma tensão Hall é gerada, tensão essa que poderá ser aproveitada por um circuito para executar uma determinada aplicação. O Sensor Hall KY-003 utiliza um circuito integrado 3141 onde internamente haverá um transistor NPN que será utilizado como chave.

Quando gerada, a tensão de Hall irá alimentar a base do transistor assim ”fechando a chave” e enviando nível lógico baixo para a saída do sensor. Quando não houver campo magnético em torno do sensor não haverá tensão de Hall assim a chave permanecerá aberta enviado nível lógico alto na saída do sensor.

Circuito interno do sensor Hall KY-003
Circuito interno do sensor Hall KY-003

O Sensor Hall tem diversas aplicações, como: sensor de deslocamento, Indicador de nível de combustível, detector de metais ferrosos, sensor de rotação de motores, etc.

Conectando o Sensor Hall ao Arduino

O circuito abaixo tem como finalidade detectar um campo magnético, a notificação será enviada para o display LCD 16×2.

Componentes Utilizados

Programa

Explicando o programa

Inicialmente foi incluída a biblioteca do display LCD e declarada a variável ler.

Logo em seguida foram declarados os pinos do Arduino que estão ligados no display LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);.

Na rotina de configuração o pino 8 do Arduino foi configurado como saída, este pino enviará o sinal do sensor de efeito Hall, o LCD é iniciado e a mensagem inicial “SENSOR HALL’’ é enviada para o display na coluna 2 e linha zero.

lcd.setCursor(2,0);
lcd.print(“SENSOR HALL”);

Veja também: Conhecendo a Biblioteca LiquidCrystal

Neste trecho temos o programa principal onde o estado da porta 8 do Arduino é lido e enviado para a variável ler. Em seguida temos as rotinas de condição onde se o pino 8 do Arduino onde está conectado o sensor Hall estiver em nível lógico baixo (peça detectada) a mensagem “SENSOR HALL” é mantida e a mensagem ”PECA DETECTADA” é enviada para a coluna e linha 1do display LCD.

Caso a peça não seja detectada (else) a mensagem “APROXIME A PECA” é enviada para a coluna 0 e linha 1 do display LCD.

Que tal utilizar o sensor de efeito Hall em aplicações no setor industrial, agrícola ou residencial?

Envie seu projeto para nós usando a hashtag #ProjetoComBau e visite nossa loja.

(Visited 604 times, 1 visits today)