Sensor de Presença PIR com Arduino

Olá pessoal! O assunto de hoje é o Sensor PIR com Arduino, este sensor é muito utilizado em projetos de Automação Residencial.  Vamos fazer um projeto que envolve este sensor para acender uma lâmpada, caso ele detecte a presença de alguém próximo.

Sensor de Presença e Movimento PIR

Este sensor possui a característica de detectar movimentos e presença em uma área de até 7m. Possui três pinos, sendo dois de alimentação (VCC e GND), e outro de sinal digital. Quando detecta a presença de um objeto, fica em nível alto (3,3V ou mais) e sem movimento, fica em nível baixo (0V).

 Sensor de presença e movimento PIR

Figura 1 – Sensor de presença e movimento PIR

Além dos pinos de alimentação e sinal, possui dois potenciômetros. Um ajusta a distância medida (até 7m) e o outro o tempo de estabilidade, que pode variar entre 5s a 200s, ou seja, quando detectado o movimento, pode levar de 5s a 200s para o pino de sinal fornecer 3,3V. Por padrão, este potenciômetro vem em 5s.

Há um mini jumper que é responsável pela repetição ou não do sinal detectado. Ou seja, quando há detecção de movimento (HIGH), o sinal pode ser repetido em um intervalo (jumper em HIGH) ou ser dado apenas um sinal (jumper em LOW). O jumper por padrão vem em posição HIGH.

A posição dos pinos, potenciômetros e jumpers podem ser vistos na próxima imagem:

Conexões do Sensor PIR

Figura 2 – Conexões do Sensor PIR

A seguir, vamos listar os materiais necessários para o projeto Sensor PIR com Arduino Uno.

Materiais Necessários

Sensor PIR com Arduino

As conexões do projeto Sensor PIR com arduino podem ser vistas na próxima imagem:

Circuito Fritzing Sensor PIR com arduino

Figura 3 – Circuito Fritzing Sensor PIR com arduino

No sensor PIR, atente-se aos pinos de conexão. Verifique a figura 2 para as ligações. Na figura abaixo foram utilizados jumpers nas cores preto (GND), amarelo (SINAL) e vermelho (5V).

O protoboard foi utilizado para distribuir 5V e GND para os módulos.

Programação

O sketch para este projeto encontra-se abaixo:

É necessário verificar se o Relé é acionado em nível alto ou baixo. Para este projeto, o Relé é acionado em LOW. Se o relé utilizado for diferente, é preciso mudar no sketch.

Montagem e Testes

O projeto final encontra-se na figura 4:

Montagem projeto Sensor PIR com Arduino

Figura 4 – Montagem projeto Sensor PIR com Arduino

Posicione o Sensor PIR em um local fixo para detecção do movimento. Para mudar a distância medida, gire o potenciômetro conforme a figura 2.

Ligue a tomada por último e se atente à posição das fases (127V ou 220V).

Obs: Alguns módulos relés possuem leds ON e de sinal. Verifique se o módulo utilizado tem e qual o sinal detectado quando há movimento ou não.

 Projeto em funcionamento

Figura 5 – Projeto em funcionamento

Caso haja algum problema, verifique as conexões entre Arduino e Micro servo. A tensão do Arduino pode ser 5V (Arduino Uno, Arduino Mega, Arduino Leonardo e Arduino Nano) para acionar o Relé e alimentar o Sensor de Presença.

Espero que tenha curtido este tutorial.  Para dúvidas e sugestões, faça seus comentários abaixo! Confira outros produtos em nossa loja!

Comments (2)

    • Equipe Baú da Eletrônica dezembro 27, 2017

DEIXE UM COMENTÁRIO