Como Utilizar Shield LCD com Teclado

106 views

Olá pessoal! Hoje vamos aprender a usar o Shield LCD com Teclado.

Vocês já utilizaram Shields com seu Arduino? Sabem o que é?

Os Shields são uma das formas que mais facilitam o uso do Arduino para conectar componentes eletrônicos e afins. São placas empilháveis sobre o Arduino Uno e o Arduino Mega, que dispensam o uso de Jumpers, Protoboard ou soldas, evitando erros de ligação.

Shields sobre Arduino
Figura 1 – Shields sobre Arduino

Existem diversos tipos de Shields:  Ethernet Shield, WiFi Shield, Motor Shield, Relé, entre outros. Nada impede de empilhar mais de um Shield sobre o arduino, porém algumas funcionalidades podem ser comprometidas.

Cada Shield utiliza certos pinos fixos do Arduino, conforme sua construção e conexões. Se um Shield utiliza os pinos 10, 11 e 12 e colocarmos outros Shields que utilizam os mesmos Pinos, o projeto pode não funcionar corretamente. É sempre importante verificar o Datasheet de cada Shield, para evitar esses e outros erros de projeto.

Hoje, vamos mostrar como utilizar um Shield LCD com teclado.

Características do Shield LCD com Teclado

O Shield LCD com teclado é uma forma de realizar a conexão do Arduino com Display LCD. O Display possui Backlight Azul e Caracteres em Branco. Este Shield possui 5 botões, próprios para percorrer menus interativos.

Shield LCD
Figura 3 – Shield LCD

Os Botões estão conectados ao Pino Analógico A0 e são reconhecidos pelo Sketch através dos valores lidos por A0. Lembrando que os Pinos analógicos do Arduino realizam leituras entre 0 a 5V e converte para valores de 0 a 1023. São estes:

  • Right (direita): abaixo de 80
  • Up (cima): abaixo de 250
  • Down (baixo): abaixo de 450
  • Left (esquerda): abaixo de 650
  • Select (selecionar): abaixo de 850

Exemplo: se o valor lido pelo Arduino for 300, significa que o Botão Down foi pressionado, pois está abaixo de 450. Com isto, fica fácil criar Menus ao reconhecer que os Botões foram pressionados.

O Shield Display utiliza os seguintes pinos do Arduino:

Pino ArduinoFunção
Digital 4DB4 (display)
Digital 5DB5 (display)
Digital 6DB6 (display)
Digital 7DB7 (display)
Digital 8RS (display)
Digital 9EN (display)
Digital 10Backlight (display)
A0botão (todos)
ResetRST

Se utilizar outros shields, é necessário verificar se há algum conflito nos pinos utilizados.

Caso necessite utilizar outros pinos que não estão em utilização, o Shield possui uma expansão dos pinos livres. Você pode soldar componentes eletrônicos ou Barra de Pinos para utilização destes.

Iremos utilizar o Shield conectado a um Arduino Mega para interação com sensores. Vamos aos materiais:

Materiais Necessários

O Shield é voltado para as placas com formato Uno ou Mega. Se utilizar outra versão, fique atento à tensão de operação da placa, que deve ser 5V. No caso do Arduino Due R3 e M0, a tensão de operação é 3,3V, portanto não funcionará corretamente.

Circuito em Fritzing

O diagrama do projeto está na próxima figura:

Circuito Shield LCD com teclado (Fonte: Própria)
Figura 4 – Circuito Shield LCD com teclado

 

Utilizamos dois sensores analógicos de temperatura e luminosidade para leitura e visualização no display, porém, você pode utilizar quais sensores preferir e personalizar seu projeto.

Programação

O Sketch utilizado para este projeto encontra-se abaixo:

Realize o download da biblioteca Thermistor aqui. A biblioteca referente ao display está pré-instalada na IDE Arduino.

Montagem

Conecte o shield sobre o Arduino. No caso da versão Mega, verifique a posição dos pinos analógicos e digitais, pois esta é uma versão com mais pinos que o Uno.

Realize as conexões conforme o esquemático no Fritzing. O projeto final pode ser visto na próxima imagem:

Shield LCD com Arduino Mega e Sensores
Figura 5 – Shield LCD com Arduino Mega e Sensores

Faça o upload do Sketch, verificando a versão da placa e a porta COM conectada ao computador. Caso após do upload não aparecer nada no display, utilize o trimpot azul acima, à esquerda, para ajuste. Se mesmo assim não aparecer os caracteres, verifique se o shield está conectado corretamente. Todos os pinos do shield se encaixam sobre a placa.

Shield LCD sobre Arduino
Figura 6 – Shield LCD sobre Arduino

Apertando os botões LEFT e RIGHT, você terá a temperatura medida pelo sensor em Fahrenheit e Celsius. Apertando os botões UP e DOWN, você terá valores de luminosidade pelo LDR.

Nota: os valores não são atualizados automaticamente, somente quando os botões são pressionados.

Espero que tenha curtido este tutorial.  Para dúvidas e sugestões, faça seus comentários abaixo! Confira outros produtos em nossa loja!

 

(Visited 65 times, 1 visits today)