Sistema de Irrigação com Arduino Uno

Olá pessoal! O Arduino é uma plataforma de prototipagem muito versátil. Com ele podemos fazer projetos de áreas bem diferentes, como por exemplo, a área agrícola! Já imaginou a possibilidade de irrigar sua planta de forma automática? É muito útil para quando você viaja, quando tem muitos afazeres e esquece de regar seu jardim. Hoje vamos mostrar como fazer um Sistema de Irrigação com Arduino.

Sistema de Irrigação com Arduino

Para fazer o sistema de irrigação com arduino, utilizaremos uma válvula solenoide de entrada de água, modelo VA05-12V. Ela funciona com uma tensão de 12V DC, possui rosca de 3/4″ e a pressão de operação é de 0,2 à 8 kgf/cm². Com a pressão de 0,2 kgf/cm² a vazão chega a 7 litros/min. Já a 8 kgf/cm² pode chegar a 40 litros/min.

Válvula Solenoide VA05-12v

Figura 1 – Válvula Solenoide VA05-12v

Pode ser utilizada em sistemas de irrigação, abastecimento e muitas outras aplicações. O fluido utilizado (água, etc.) deve ter a temperatura até 60ºC.

No post sobre Sensor de Umidade de Solo, mostramos como acionar um alerta para regar sua planta. Hoje faremos um incremento, para acionar a válvula e irrigar a planta automaticamente quando o solo estiver seco.

Materiais Necessários

Circuito em Fritzing

A seguir temos o esquemático em Fritzing para o projeto irrigação com arduino:

Circuito de irrigação automática

Figura 2 – Circuito de irrigação automática

 

Utilizamos uma fonte 12V conectada ao adaptador p4 para alimentar o Arduino e a válvula. O relé fará o chaveamento da tensão para ligar/desligar a válvula.

Os conectores da válvula possuem entrada do tipo Faston 6,3mm x 0,8mm fêmea. Caso não tenha estes conectores, solde dois fios nestes terminais para utilização.

Verifique se o relé é ativado em nível LOW (0V) ou HIGH (5V). Para este projeto, utilizamos um relé que fecha o contato em nível LOW.

Os relés possuem três contatos: NO (ou NA – normalmente aberto), comum (COM) e NC (ou NF – normalmente fechado). As conexões foram realizadas nos contatos NO e COM, ou seja, o contato do relé fecha e ativa a válvula. Caso queira que a válvula se mantenha sempre aberta e feche quando atingir certa condição, serão usados os contatos NC e COM. Não utilize NO e NC sem o contato COM, pois não funcionará corretamente.

Programação

O sketch para este projeto encontra-se abaixo:

Se você desejar que o relé fique ativado por mais ou menos tempo, mude o valor dos delay nos comandos IF e ELSE.

Montagem e Testes

A montagem final encontra-se na imagem a seguir:

Montagem final do sistema de irrigação com Arduino

Figura 3 – Montagem final do sistema de irrigação com Arduino

 

A mangueira foi conectada a uma fonte de água, que pode ser de uma torneira ou um reservatório. Verifique a parte rosqueada da válvula, coloque a mangueira que será utilizada como entrada de fluido. A saída ficará próxima ao solo irrigado, seja no vaso ou jardim.

Ajuste os valores no código conforme a necessidade. Tanto para medir a umidade de solo (no sketch atual, 400), tanto para os delays (de tempo de ativação do relé e verificação da umidade).

 

 

Espero que tenha curtido este tutorial.  Para dúvidas e sugestões, faça seus comentários abaixo! Confira outros produtos em nossa loja!

DEIXE UM COMENTÁRIO