Jogando T-REX Utilizando o Digispark ATTINY85

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Em homenagem ao Dia das Crianças, vamos ensinar a controlar o jogo do T-Rex através da placa de desenvolvimento Digispark ATTINY85 com USB e Sensor de Obstáculos Infravermelho.

Ao ficar off-line você já deve ter visto um dinossauro na tela do seu computador, pois bem, este simpático dinossauro nada mais é que um jogo desenvolvido pela Google. O nome deste projeto se chama Bolan afim de homenagear o vocalista Marc Bolan da banda T-REX, que ficou em atividade entre os anos 60 e 70.

Jogo T-REX

O jogo T-REX com o dinossauro conta com deserto e cactos a fim de fazer uma alusão a era pré-histórica onde não tínhamos internet. Este jogo teve influência em outro game muito conhecido nos anos 90, o Sonic, do Mega Drive, onde o personagem andava somente para a direita. 

Placa de Desenvolvimento Digispark ATTINY85

placa digispark attny85

Para este projeto utilizaremos a placa de desenvolvimento Digispark ATTINY85, onde suas principais
características e documentação podem ser vistas em nosso site.

Instalando o ATTINY85 da Digispark

Para instalar o driver da placa siga os seguintes passos:

– Faça o download e descompacte o diretório

https://github.com/digistump/DigistumpArduino/releases/download/1.6.7/Digistump.Drivers.zip 

Para Windows 32 bits execute o DPinst.exe
Para Windows 64 bits execute o DPinst64.exe

– Vá em Painel de Controle – Instalador de Dispositivos e verifique se o driver foi instalado:

Imagem painel de controle gerenciador de dispositivos

– Na IDE do Arduino vá em Arquivo – Preferências e em URLs adicionais para Gerenciadores de Placas e digite:

http://digistump.com/package_digistump_index.json

urls adicionais para gerenciadores de placas

– Em seguida clique no menu Ferramentas – Placas – Gerenciador de Placas:

Em Digistump AVR Boards by Digistump versão 1.6.7 clique no botão instalar

gerenciador de placas

– Vá em Ferramentas – Placas e selecione na lista Digispark (Default – 16.5 mhz)

formatação de placas

Em seguida no menu Ferramentas – Programador clique em Micronucleus

Menu ferramentas

Pronto, selecionando a COM correspondente já é possível carregar o programa do jogo.

Montagem do Projeto

Este projeto tem o seguinte sistema:

sistema do projeto

O LED emissor enviará um sinal infravermelho para o receptor IR, o programa gravado interpretará o sinal da seguinte forma:

– Na presença de sinal, será enviado um comando para T-REX saltar;
– Na ausência de sinal (interrompido) nenhum comando será enviado, assim o T-REX não saltará.

Para a montagem do cenário deste jogo, utilizaremos os seguintes componentes:

1 Unidade – Digispark ATTINY85 com USB;
2 Unidades – Caixa plástica Patola PB – 075;
1 Unidade – Sensor de Obstáculos Infravermelho IR;
1 Unidade – LED TIL32 5mm;
1 Unidade – Bateria 9V;
1 Unidade – Resistor 330R;
1 Unidade – Clip de bateria horizontal;
1 Unidade – Kit Jumper Fêmea Fêmea.

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Circuitos

Emissor

emissor

Receptor

receptor

Os sensores foram colocados dentro da caixa patola de acordo com as imagens abaixo

sensores dentro da caixa patola

Após uma série de testes foi concluído que o melhor resultado é utilizar um módulo sensor de obstáculos como receptor (cubra o emissor do mesmo com uma fita escura) e na outra extremidade um LED emissor IR TIL32.

 

Programação

Explicando o Código

Primeiramente foi incluída a biblioteca  DigiKeyboard.h” e declaradas as variáveis bot onde será utilizado o pino 3 da placa Digispark e ler. O pino 3  foi configurado como entrada.

No trecho acima o pino 3 é lido, se for zero então o comando da tecla de espaço do teclado é acionado DigiKeyboard.sendKeyStroke(KEY_SPACE).

Esperamos que tenham gostado deste tutorial. Para tirar dúvidas e sugestões, deixe um comentário abaixo. Obrigado e confira outros produtos em nossa loja!

 

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