Sistema de Trava Elétrica com RFID e Arduino

Olá pessoal! Hoje vamos tirar do nosso baú como fazer um sistema de abertura de trava elétrica com RFID e Arduino (Radio Frequency Identification ou Identificação por Radiofrequência).

No post Leitor RFID com Arduino vimos como conectar o Arduino no Kit RFID – RC522 e como programá- lo para obter o número do UID (User Identification ou Identificação do Usuário) no monitor serial.

Utilizando esses conceitos, vamos fazer um sistema de abertura de trava elétrica, e para isso precisamos dos seguintes componentes:

Módulo Relé 5V

O módulo relé é um interruptor eletromecânico, onde temos uma bobina na entrada. Quando essa bobina é alimentada, passa por ela uma corrente elétrica, assim criando um campo magnético, a força desse campo atrai o contato, assim mudando o estado deste contato.

Módulo Relé 5v

Figura 1 – Módulo Relé 5v

Acima temos o módulo relé, onde temos 3 pinos de entrada. O pino Vcc é para alimentação positiva de 5V e no GND deve-se ligar o terra. Já o pino IN é para o controle do seu acionamento.

Na saída temos os pinos COM (comum), NO (normal aberto) onde quando o relé    não estiver alimentado, esse ponto ficará aberto e NC (normal fechado), onde este ponto ficará fechado quando o relé não estiver sendo alimentado.

Quando o Arduino enviar nível lógico 0 para o pino IN, o pino NO fechará o contato junto com o COM, assim deixando NC aberto.

Montando a Trava Elétrica com RFID e Arduino

Circuito:

Circuito RFID com Arduino

Figura 2 – Circuito RFID com Arduino

Programando o Arduino para Acionar uma Trava Elétrica com RFID e Arduino

O programa abaixo consiste em acionar a trava elétrica ao aproximar o chaveiro do módulo RFID. Quando aproximamos o chaveiro do RFID a trava será acionada e o LED amarelo acenderá, indicando que a porta está aberta.

Quando aproximarmos o cartão do RFID, o buzzer emitirá um som e o LED vermelho acenderá, indicando que a porta não está liberada, ou seja, só o chaveiro habilitará a abertura da porta.

Explicando o Programa

No trecho acima, incluímos as bibliotecas do RFID e SPI para iniciarmos a comunicação entre o RFID RC522 e o Arduino. Após a inclusão das bibliotecas, criamos um objeto rfid  RFID rfid(10, 9).

Também foi feita a atribuição dos pinos do Arduino para os LEDS, o controle do relé e o buzzer.

O código acima nos mostra a configuração da inicialização da comunicação SPI e do objeto rfid. Em seguida configuramos os pinos do relé, dos LEDS e do buzzer como saída.

No próximo trecho é iniciado o programa principal, onde desativamos o relé escrevendo nível lógico alto no pino de controle digitalWrite (rele,HIGH) (o relé é desativado em nível lógico alto e ativado em nível lógico baixo). Depois se a tag for detectada (aproximação da mesma com o módulo RFID) if (rfid.isCard()) , a informação da tag é lida if (rfid.readCardSerial())   e se os 5 números da UID forem iguais á condição if (rfid.serNum[0]== 100 && rfid.serNum[1]==164 && rfid.serNum[2]==38 && rfid.serNum[3]==111 && rfid.serNum[4]==137)  as funções dentro das chaves serão executadas (os números dessa condição correspondem á UID do chaveiro).

Satisfeita essa condição, será enviado nível lógico alto para o pino do LED amarelo digitalWrite(ledamar,HIGH), é enviado nível lógico baixo para o pino de controle do relé, assim o ativando digitalWrite (rele,LOW) em seguida é dado um intervalo de 2 segundos delay (2000). Depois o relé é desativado digitalWrite (rele,HIGH) e o LED amarelo se apagará digitalWrite (ledamar,LOW).

Caso a condição anterior não seja satisfatória else será enviado para o pino do LED vermelho nível lógico alto, assim o acendendo digitalWrite (ledverm,HIGH)
o buzzer será ativado na frequência de 440 Hz tone (buzzer,440). Logo a seguir o buzzer é desligado noTone (buzzer) junto com o LED vermelho digitalWrite (ledverm,LOW)e o RFID entra em modo de espera rfid.halt().

Abaixo, segue o vídeo do funcionamento:

 

Esperamos que tenham gostado deste tutorial. Para dúvidas e sugestões, deixe um comentário abaixo! Aproveite e confira outros produtos em nossa loja!

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO